terça-feira, 5 de julho de 2011

Cientista alemão diz que a nova Idade do Gelo está chegando

Um número crescente de cientistas verificou varias vezes seus dados, analisaram os ciclos solares, os ciclos climáticos e as amostras de gelo do Ártico. O que eles perceberam é o que esta para acontecer: uma nova Idade do Gelo, que poderia deslocar nações inteiras, destruir as economias frágeis e trazer a morte por congelamento para até um quinto da população mundial. Segundo alguns, uma nova mini-idade do gelo pode ocorrer em menos de cinco a dez anos. E esses são os otimistas.

Os pessimistas acreditam que a Terra está girando em direção a uma Idade do Gelo de pleno direito, o tipo que dura milhares de anos. O tipo que mudou a forma dos continentes e esculpiu os gigantescos lagos de água doce, como os Grandes Lagos, no Meio-Oeste norte dos Estados Unidos. O tipo de desastre climático planetário que quase exterminou a raça humana inteira a cerca de 12.000 anos atrás.

Ciclos

Tudo no universo é cíclico. O clima não é exceção. Idades do gelo vêm e vão em ciclos. Dois ciclos primários existem: o ciclo da mini-Idade do Gelo e as grandes glaciações. Ambos os tipos de refrigeração são destrutivas. Algumas regiões tornar-se-ão praticamente inabitáveis, com estações de crescimento extremamente reduzidas, enquanto as áreas do Sul podem sofrer secas devastadoras.

Se o planeta está realmente à beira de uma grande Idade do Gelo, alguns especialistas prevêem que a camada de gelo da Antártica vai partir nas bordas e engrossar em direção ao meio. Isso é exatamente o que está acontecendo durante a última década. De acordo com as provas colhidas a partir de amostras de gelo, os ciclos da idade do gelo normalmente são precedidos por um breve aquecimento na atmosfera por anos seguidos de maior precipitação e séculos ou milênios de resfriamento.

Apesar da falta de visão de alguns homens públicos e cientistas sobre o aquecimento global - que estão reagindo de forma exagerada ao breve aquecimento antes do resfriamento global maciço, alguns climatologistas com clareza de pensamento têm acompanhado as tendências de uma nova Era Glacial desde década de 1970.

Thomas Globig

Infelizmente, as vozes de preocupação foram caladas pela mídia e a histeria política sobre o aquecimento global forjado. Agora, os seres humanos podem estar prestes a enfrentar algo muito, muito pior."É bem possível que estejamos no início de uma Pequena Idade do Gelo", afirmou Thomas Globig, cientista meteorológico alemão. Como o frenesi sobre o aquecimento global realizado pelo homem irá morrer, a morte lenta de milhares cortes de verbas irá acontecer e os cientistas estão desesperados tentando interpretar o que está aconteceu com o sol, o que vai acontecer com a Terra, como os balanços do sistema solar em alinhamento com o núcleo galáctico, possivelmente irá expor o planeta a energias extremas, e porque a Terra pode entrar de pleno direito na Idade do Gelo, em menos de dez anos.

O relógio está correndo

Os climatologistas e heliologistas concordam que no prazo de 30 anos, o sol vai se calar, resultando em uma queda dramática do aquecimento solar. Os estágios iniciais dessa atividade já estão sendo sentidos. Todos esses fatores, de uma maneira ou de outra, têm ou terão um impacto significativo sobre o clima futuro. O impacto não é favorável. E, novamente, cada um desses eventos é cíclico. "Eu acho que é mesmo possível que o gelo do Ártico se espalha de forma significativa nos próximos anos", disse Globig para um site alemão do tempo. “O impacto da atividade solar sobre o clima tem sido criminosamente subestimado por muito tempo."

Suécia

Durante as últimas semanas de novembro e as primeiras semanas de dezembro de 2010, as anomalias climáticas surpreendentes vêm ocorrendo: a temperatura de Cuba mergulhou em direção ao ponto de congelamento, históricas mega-tempestades golpearam a costa oeste dos EUA, as temperaturas da Europa caiu do sul até o Mediterrâneo; A Suécia teve o maior frio dos últimos 1000 anos e na Austrália teve uma nevasca recorde, uma semana antes do início do verão.A Inglaterra lutou contra o maior frio visto em muitas centenas de anos. "O que realmente vai acontecer depende dos próximos cinco a dez anos", acredita Globig. Ele vê duas principais causas para o resfriamento significativo: primeiro, as mudanças cíclicas nas grandes correntes de ar sobre o Atlântico e, segundo, as variações na atividade solar.

Como o clima está mudando e está com um pé na Era do Gelo, os padrões climáticos do mundo, irão inverter drasticamente. Novamente, isso é exatamente o que Globig vê que está acontecendo. "As condições meteorológicas sobre o Oceano Atlântico está de cabeça para baixo", explicou Globig. "Agora o ar frio do pólo dispõe de muito espaço para fluir para a Europa, e é isso que está acontecendo.” As chances parecem favorecer uma aproximação da Idade do Gelo e Globig tende a concordar. "Vamos ter que abandonar algumas previsões climáticas.” Talvez a previsão do tempo vá realmente se tornar muito mais fácil. Dia após dia, a previsão será: "Mais Frio, com a possibilidade de mais neve."

Fontes: Blogs Dom Escobar e ZUP Lista